Fone: 48 2102.3200

Processos Industriais

 

Moldagem
 
A moldagem da SICAL utiliza processo cura a frio. Dispõe de dois misturadores contínuos com capacidade para processar 6 e 12 toneladas de areia por hora, com sistema de desmoldagem e regeneração de areia.
 
O sistema permite a regeneração de, no mínimo, 90% de areia já utilizada. Com a regeneração da areia há uma diminuição do impacto ambiental. Reduz-se o consumo de areia nova e o descarte de areia para aterro industrial.
 
A macharia manual utiliza processo cura a frio para machos de qualquer tamanho.
 
 
Fusão e Laboratório
 
Fabrica peças com peso entre 3,0 kg e 2.600,0 kg em ferro fundido (cinzento, nodular e alta liga) e entre 3,0 kg e 2.300,0 kg em aços e ligas especiais, por meio de forno de fusão a indução da marca Inductotherm, com três cadinhos: dois cadinhos modelo steel shell com capacidade de 1.500 kg cada e um cadinho modelo alumibox com capacidade de 500 kg marca Servtherm. Em 1995 a SICAL importou da Alemanha um espectrômetro de emissão ótica da marca Spectro. Este aparelho analisa 18 elementos químicos componentes da amostra com margem de erro inferior a 1%. Em 1996 importou da Alemanha um microscópio metalográfico, da marca Carl Zeiss modelo Axiolab A com câmera fotográfica para análise das estruturas das ligas produzidas. Paralelamente ao microscópio investiu em equipamentos complementares para a preparação das amostras a serem analisadas. Em 1999 adquiriu um durômetro eletrônico da Suiça, marca Proceq, modelo Equotip.
 
 
Rebarbação e Acabamento de Peças
 
Além de profissionais qualificados a SICAL possui equipamentos apropriados para esta etapa do processo. Possui jato de granalha composto por duas cabines de tamanho (LxAxP) 3,0m x 3,0m x 6,0m com filtro anti-poluição do ar, que garante a mínima degradação ambiental comparado com o tradicional jato de areia. O tratamento térmico é efetuado em quatro fornos: três elétricos e um a gás. Os elétricos tem as seguintes dimensões (LxAxP): um de 0,6 x 0,6 x 0,9 metros e dois de 1,5 x 0,7 x 1,9 metros. O a gás tem o tamanho de 3,6 x 2,0 x 3,9 metros e possui quatro queimadores de alto rendimento...
 
Todos os fornos são comandados através de controladores computadorizados de temperatura que garantem um tratamento térmico homogêneo, respeitando as faixas de temperatura e tempo exigidos pelas normas técnicas.
 
 
Controle da Qualidade
 
Além dos equipamentos descritos no item Fusão e Laboratório, a SICAL possui um aparelho de ultra-som modelo USK 7B marca Krautkrämer e máquina para partículas magnéticas marca Foerster Imaden. Dispõe de pirômetros de imersão e pirômetro laser para medição de temperatura do material fundido. Efetua testes com líquidos penetrantes.
 
 
Modelação
 
A modelação da SICAL está capacitada para confeccionar modelos em madeira ou alumínio. Possui pessoal especializado e equipamentos adequados. Pode fornecer modelos soltos ou emplacados.
 
 
Usinagem
 
Possui usinagem capaz de realizar todas as operações que as peças exigem.
 
 
Treinamento
 
Os profissionais da SICAL recebem cursos em instituições como ABENDE (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos) e SENAI/MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Seção de Minas Gerais) para reciclagem e aprimoramento.